QA & UX – O casamento perfeito!

Colocar a experiência do usuário junto com a qualidade do produto faz todo sentido!

Fazer UX é pensar em soluções simples para os problemas das pessoas, sendo útil, agradável e coerente com o meio onde é utilizado. Devemos levar em conta vários aspectos que vão desde o público-alvo até questões socioculturais.

A qualidade do produto tem como principal objetivo revelar falhas/bugs para que sejam corrigidas até que o produto final atinja a qualidade desejada ou acordada. Encontrar erros no sistema antes do produto entrar em produção nos clientes deve ser o foco principal de um time que preza por qualidade.

A qualidade pode auxiliar o desenvolvimento com técnicas como BDD e automação de testes. Porém de nada adianta um sistema feito, que não tenha nenhuma funcionalidade que atenda ao cliente final.

Esqueça a frase: ‘Melhor feito do que perfeito’, se você quer um produto que tenha credibilidade, deve atender ao seu cliente, sem deixar a qualidade de lado, de forma simples e principalmente pensando em como o usuário irá utilizar o sistema.

Você utilizaria o produto que você desenvolve? Ou é apenas mais um software, apenas mais um dia de trabalho na empresa? Como você gostaria de ser atendido pelo suporte, como você gostaria que seu aplicativo se comportasse?

Lembre-se que todos somos clientes e temos formas de pensar e agir diferentes. Tenha em sua equipe especialistas que o ajudem a entender as necessidades do usuário. Que garanta que a principal funcionalidade não está com erro em tela.

Um cliente satisfeito faz marketing gratuito do seu produto, da mesma forma que um cliente insatisfeito jamais irá lhe recomendar.

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